Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

16 de junho de 2015

Obras Urbanas

Obrigado companheira, pelo seu carinho, pela sua atenção. O fato é que, no momento, estou concentrando meus esforços na promoção da saúde, através da Minas D´Or. Sei que você tem razão, foram anos de muitas alegrias e realizações quando estávamos à frente da gestão pública de Miradouro. Como já disse aqui, anteriormente, fui um gestor público realizado, pois consegui atuar nos principais pontos, com a finalidade de promover o desenvolvimento socioeconômico, e elevar o nível de competitividade do município. Por exemplo: vou descrever obras, mas ações na região urbana apenas. Construímos a Casa de Cultura, com um anfiteatro para 100 pessoas sentadas. Seu piso superior e inferior são usados pela Secretaria de Educação. A Secretaria de Cultura, neste local, desenvolve várias atividades, além, é claro, dos encontros, que são necessários ao aprimoramento da agricultura familiar. Ainda no eixo educação, construímos 8 salas de aula nas escolas urbanas (lembre-se: não estamos citando as rurais), implantamos e reestruturamos a escola de educação infantil, iniciamos no parque de exposição, a construção de uma nova escola. Recurso que foi capitalizado para o nosso município, após ter vencido pela segunda vez o prêmio Prefeito Empreendedor de Minas Gerais pelo SEBRAE.
No seguimento da saúde, construímos na região urbana, uma nova UBS, que ficou toda informatizada. Bem próxima à mesma, iniciamos as obras da farmácia de Minas (recurso que foi capitalizado para o nosso município, depois de ter vencido pela terceira vez consecutiva o prêmio de boas práticas na gestão municipal. A reforma e construção do segundo piso, da Unidade de Saúde da rua Santo Antônio. 
No eixo infraestrutura, construímos a praça da Liberdade e os quiosques e calçadões, aumentando os espaços para os pedestres (seguindo a tendência mundial de ampliar áreas de convivência pública). Nos bairros urbanos, e distritos rurais foram calçadas 39 ruas com a construção de rede pluvial e de rede de esgoto. Foram implantados os coletores em todas as redes de esgoto, canalizados para um emissário único com a finalidade de construção, no futuro, da estação de tratamento de esgoto (ETE). Ainda pensando em infraestrutura, foi construída uma ponte, no bairro dos Carreiros, muros de contenção em encostas. Para o projeto Ouro Branco e Ouro Verde, foram construídos na região urbana: O Mercado do Produtor, o provador de café e o misturador de ração. Pensando ainda na tendência moderna de se ampliar os espaços de convivência pública, modernizamos a praça Santa Rita (com quadra de grama sintética para o futsal, arena para apresentação de projetos culturais, e esportivas, aparelhos para atividades física e musculação, além é claro, de área recreativa para crianças, quiosque e coreto).
No eixo comunicação, foram construídas 5 torres de repetição de internet (urbanas), e de forma pioneira, ela se tornou aberta. Construção do pórtico da cidade, com painel digital, para prestação de contas quinzenais (gestão transparente, seguindo o princípio da publicidade). E para finalizar, o projeto de segurança pública com instalação de câmeras urbanas (a primeira na Praça da Liberdade). A Secretaria de Ação Social, também mereceu destaque, com a construção do CRAS, no bairro do Japão. Pontuando ainda a importância da Ação Social, foi criado o bairro habitacional José Alcino Bicalho. A área foi desapropriada, paga pelo município com recurso próprio e feita a seguinte infraestrutura. Terraplanagem, rede pluvial, calçamento da rua principal e assinamos o contrato para construção de 20 casas com estado de Minas Gerais, (as ações feitas no loteamento foram capitalizadas junto ao estado de Minas Gerais após ter vencido o prêmio JK e recebido a medalha de Santos Dumont). O bairro industrial Elzira Mata, à margem da BR 116, recebeu eletrificação trifásica para facilitar a implantação de empresas. É interessante ressaltar que todas essas construções urbanas, só posso citar, porque posso provar. Entretanto, agora é chegada a hora que outra pessoa possa dar continuidade a tudo isso e muito mais. 
Fico feliz também, porque o princípio da continuidade administrativa foi respeitado. A escola no Parque de Exposição, iniciada por nós, foi finalizada. A Farmácia Popular, iniciada por nós, também foi finalizada. O conjunto habitacional José Alcino Bicalho, também iniciado em nossa gestão, foi finalizado. Acho que essas ações demostram um grande amadurecimento na gestão pública, e fortalece o princípio, de que o interesse publico prevalece. Reconheço, ainda, que o conjunto das construções e intervenções propostas pelo nosso modelo de gestão são recordes urbanos difíceis de ser vencidos.