Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

4 de agosto de 2011



Sua única companhia é não desistir...
Não começamos aqui nossos pensamentos, mais sim nossa realidade...
O homem aprendeu a competir com o sol,  recitando a linguagem da lua, em busca de um único e supremo sonho:
O poder da liberdade!
Assim, nossas possibilidades de desenvolvimento sustentável florescem.


Renda-se....


Projeto Sequestro Verde.


Justificativa.

O  projeto Seqüestro Verde, visa  beneficiar o produtor rural que pensa no futuro promissor com ações responsáveis quanto ao meio ambiente.
O Projeto Seqüestro Verde, inclui-se aos  benefícios admitidos ao Projeto Ouro Branco, valorizando uma das principais fontes de renda do município, a produção leiteira. O objetivo é aumentar a produtividade, garantir a preservação do Meio Ambiente em áreas produtivas, atuando na preservação do solo e na revitalização  da mata atlântica e, consequentemente,  atuando de forma sustentável visando obter lucros significativos e qualidade de vida para o produtor rural.
A comunidade internacional tem conceituado o Brasil como o pulmão do mundo, e nesse conceito incentivam ações que direcionam o produtor a deixar  sua produção para que as matas sejam preservadas. Com amparo das tecnologias já aprovadas pelos órgãos de pesquisa, estamos dando um passo importante para afirmar nossa produção como não somente “o pulmão do mundo”, mas também o “celeiro do mundo”. Queremos preservar sem parar de produzir, ou melhor, preservar produzindo ainda mais.

Objetivo Geral.

Despertar a consciência Ecológica nos produtores;
Garantir uma forma de renda através de incentivo a plantio das mudas;
Despertar nos produtores o interesse em alimentar melhor o rebanho e atuar na conservação do solo;
Preservação e conservação das nascentes;
Negociar crédito de carbono através da Cooperativa  Ouro Branco;

Objetivos  específicos.

Incentivar o plantio de arvores nativas nas propriedades rurais gerando um  resgate da mata atlântica;
Incentivar a consciência ecológica nos produtores da Cooperativa  Ouro Branco;
 Atuar na preservação e conservação do solo;

Metodologia.

O projeto visa o incentivo ao plantio de árvores nativas e leguminosas, nas propriedades integrantes do Projeto Ouro Branco.
Como primeira ação, as mudas serão fornecidas pela Prefeitura  em parceria com IEF.  As famílias precisarão plantar 50 arvores no sistema silvipastoril , que é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Nesses sistemas, ocorrem interações em todos os sentidos e em diferentes magnitudes, apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva. 
As famílias receberão um valor mensal de 50,00, como incentivo ao cultivo das mudas.  Os participantes do projeto serão os Produtores associados à Cooperativa  Ouro Branco.
Além das mudas de arvores nativas o projeto visa com o segunda ação incentivar o plantio  de  leguminosas em até  3 hectares da propriedade, cujo custeio é de responsabilidade do produtor.
É comprovado que o uso de leguminosas traz algumas vantagens importantes para o solo e para as plantas quando comparado com o processo convencional de produção como:
- Cobertura do solo evitando o seu aquecimento;
- Controle de erosão;
- Equilíbrio biológico;
- Conservação da umidade no solo;
- Incorporação de nitrogênio ao sistema, através da fixação biológica do
N atmosférico.
- Ciclagem de nutrientes das camadas mais profundas do solo para a
superfície colocando-os na zona onde as plantas cultivadas conseguem
retirar.
- Atua na descompactação do solo.
A abrangência do Projeto Sequestro Verde será de 173 famílias, onde a prefeitura terá um gasto mensal  de R$ 8.650,00,previsto na lei orçamentária, para incentivo ao produtor  e em contrapartida serão reflorestadas 8.650 arvores por  ano no município.
Para o futuro almeja-se que a cooperativa  Ouro Branco seja capaz de negociar créditos de carbono na  seguinte projeção, em 1 ano teremos 8.650 arvores plantadas, em 5 anos contaremos com 43.250, o que dará respaldo  à Cooperativa Ouro Branco para proceder a negociação de créditos de carbono com empresas de todo o país, fazendo com que ela se torne sustentável.
            Valorizar o campo, desenvolver a tecnologia e preservar nossas riquezas naturais são princípios que fortalecem o desenvolvimento social e econômico em nossa cidade.

Avaliação.

O projeto visa valorizar o campo, incentivar o reflorestamento da mata atlantica, atuar na manutenção dos manaciais hídricos  e preservar nossas riquezas naturais, além de tornar sustentável a Cooperativa Ouro Branco e o produtor Ouro Branco, visto que são princípios que fortalecem o desenvolvimento social e econômico em nossa cidade. A comunhão de nossos projetos visa melhores condições de vida para nossos munícipes, com mais dignidade e oportunidades sociais.




Nenhum comentário: