Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

9 de novembro de 2015

Saudade...

Hoje decidi falar com você, meu filho.

Lá no alto da montanha, bem no pé da serra, escorrega ligeirinho, a brotar por entre as pedras, água fina e transparente.
Como se fora magia, vem devagar, devagarzinho, colorindo seu caminho…

É assim, simples e singela, a natureza…
Que se assemelha muito ao incondicional amor paterno.
Homens que somos, semeamos o amor, e desse é a razão de nossas vidas: nossos filhos.
Pela força do tempo, do vento, de Deus; queremos sofrer seus sofrimentos, compensar seus enganos, chorar suas decepções, abraçá-los na noite, no frio, no medo…
Beijá-los infinitamente, como se cada beijo fosse o último.
Por mais que possamos ouvir seus risos, suas palavras, seu silêncio, nada é tão suficiente que possa conter o nosso orgulho.

E assim, orgulhosos que somos, rogamos ao céu, rogamos a Deus e agradecemos sua presença entre nós.
Quero que saiba, meu filho!
Vou ensiná-lo que, nessa terra, ninguém é de ninguém…
Vou ensiná-lo a lutar e amar a liberdade…
Pois sois minha liberdade também…
Quero que saiba, meu filho!

Que sois meu maior amigo, e os amigos verdadeiros, jamais desistem um do outro.

24 de setembro de 2015

Guerreiros do amor

Os companheiros têm perguntado, com frequência, como e por que estamos sempre prontos para a luta.
Eu respondo para você com carinho e franqueza. Tudo nasce da necessidade que temos da construção infinita da palavra: Amor!
Para tanto, é necessário que façamos aquilo que gostamos. Médico que sou, amo a arte da observação, amo ser médico, mesmo num país com tantas questões paradoxais. É preciso, ainda, que nessa construção diária, sejamos capazes de valorizar e priorizar a família.
Afinal, nossos filhos são uma dádiva de Deus, e com eles aprendemos a presença do amor incondicional. Nossos olhos umedecem quando simplesmente pensamos neles e sonhamos, e buscamos forças que só Deus sabe de onde vêm porque queremos vê-los felizes…
Mas nada, absolutamente nada, se completa sem a valorização do próximo. Nesse contexto falo do amor pela pátria, da valorização de nossas raízes e do que objetivamos para o presente e futuro de nossa sociedade.
Assim, é imperativo, que façamos as escolhas certas, baseadas em princípios fundamentais: verdade e compromisso ético.

16 de junho de 2015

Obras Urbanas

Obrigado companheira, pelo seu carinho, pela sua atenção. O fato é que, no momento, estou concentrando meus esforços na promoção da saúde, através da Minas D´Or. Sei que você tem razão, foram anos de muitas alegrias e realizações quando estávamos à frente da gestão pública de Miradouro. Como já disse aqui, anteriormente, fui um gestor público realizado, pois consegui atuar nos principais pontos, com a finalidade de promover o desenvolvimento socioeconômico, e elevar o nível de competitividade do município. Por exemplo: vou descrever obras, mas ações na região urbana apenas. Construímos a Casa de Cultura, com um anfiteatro para 100 pessoas sentadas. Seu piso superior e inferior são usados pela Secretaria de Educação. A Secretaria de Cultura, neste local, desenvolve várias atividades, além, é claro, dos encontros, que são necessários ao aprimoramento da agricultura familiar. Ainda no eixo educação, construímos 8 salas de aula nas escolas urbanas (lembre-se: não estamos citando as rurais), implantamos e reestruturamos a escola de educação infantil, iniciamos no parque de exposição, a construção de uma nova escola. Recurso que foi capitalizado para o nosso município, após ter vencido pela segunda vez o prêmio Prefeito Empreendedor de Minas Gerais pelo SEBRAE.
No seguimento da saúde, construímos na região urbana, uma nova UBS, que ficou toda informatizada. Bem próxima à mesma, iniciamos as obras da farmácia de Minas (recurso que foi capitalizado para o nosso município, depois de ter vencido pela terceira vez consecutiva o prêmio de boas práticas na gestão municipal. A reforma e construção do segundo piso, da Unidade de Saúde da rua Santo Antônio. 
No eixo infraestrutura, construímos a praça da Liberdade e os quiosques e calçadões, aumentando os espaços para os pedestres (seguindo a tendência mundial de ampliar áreas de convivência pública). Nos bairros urbanos, e distritos rurais foram calçadas 39 ruas com a construção de rede pluvial e de rede de esgoto. Foram implantados os coletores em todas as redes de esgoto, canalizados para um emissário único com a finalidade de construção, no futuro, da estação de tratamento de esgoto (ETE). Ainda pensando em infraestrutura, foi construída uma ponte, no bairro dos Carreiros, muros de contenção em encostas. Para o projeto Ouro Branco e Ouro Verde, foram construídos na região urbana: O Mercado do Produtor, o provador de café e o misturador de ração. Pensando ainda na tendência moderna de se ampliar os espaços de convivência pública, modernizamos a praça Santa Rita (com quadra de grama sintética para o futsal, arena para apresentação de projetos culturais, e esportivas, aparelhos para atividades física e musculação, além é claro, de área recreativa para crianças, quiosque e coreto).
No eixo comunicação, foram construídas 5 torres de repetição de internet (urbanas), e de forma pioneira, ela se tornou aberta. Construção do pórtico da cidade, com painel digital, para prestação de contas quinzenais (gestão transparente, seguindo o princípio da publicidade). E para finalizar, o projeto de segurança pública com instalação de câmeras urbanas (a primeira na Praça da Liberdade). A Secretaria de Ação Social, também mereceu destaque, com a construção do CRAS, no bairro do Japão. Pontuando ainda a importância da Ação Social, foi criado o bairro habitacional José Alcino Bicalho. A área foi desapropriada, paga pelo município com recurso próprio e feita a seguinte infraestrutura. Terraplanagem, rede pluvial, calçamento da rua principal e assinamos o contrato para construção de 20 casas com estado de Minas Gerais, (as ações feitas no loteamento foram capitalizadas junto ao estado de Minas Gerais após ter vencido o prêmio JK e recebido a medalha de Santos Dumont). O bairro industrial Elzira Mata, à margem da BR 116, recebeu eletrificação trifásica para facilitar a implantação de empresas. É interessante ressaltar que todas essas construções urbanas, só posso citar, porque posso provar. Entretanto, agora é chegada a hora que outra pessoa possa dar continuidade a tudo isso e muito mais. 
Fico feliz também, porque o princípio da continuidade administrativa foi respeitado. A escola no Parque de Exposição, iniciada por nós, foi finalizada. A Farmácia Popular, iniciada por nós, também foi finalizada. O conjunto habitacional José Alcino Bicalho, também iniciado em nossa gestão, foi finalizado. Acho que essas ações demostram um grande amadurecimento na gestão pública, e fortalece o princípio, de que o interesse publico prevalece. Reconheço, ainda, que o conjunto das construções e intervenções propostas pelo nosso modelo de gestão são recordes urbanos difíceis de ser vencidos.

25 de maio de 2015

Wagner Filho

Contemplar o amanhecer, deixando o vento sucumbir em sua face. Acordar seu filho com um sorriso e, lentamente, em direção ao seu rosto, cheirá-lo! Envolvendo-o, como se fora carícia eterna! Buscando-o para seus braços… Nesse momento, você vai lembrar com saudade de seus pais, seu coração vai ficar apertado, seus olhos úmidos na direção do tempo, você vai ter a certeza de que a vida passa rápido; de que não existe lugar para ressentimentos ou vaidades. Que o único abrigo que resta é o coração daqueles que você ama e dos que o amam de verdade. Assim, companheiro, são nossos dias, movidos pela saudade que tenho de vós…

2 de março de 2015

Teatro verde e amarelo

Então, finalmente vamos assistir ao final dessa peça. Talvez a mais combalida de todas, da história do Brasil. Esse teatro cômico nos envolveu durante anos, mas não lamento. Fico feliz, pois tive paciência para aguardar o ato final.
Parece que, lentamente, as cortinas estão se abrindo, e os atores, atordoados, sabem o que fazer, mas temem o próprio destino. Inúmeras são suas desculpas e seus trejeitos. Mas o fato é que é chegada a hora. A reforma política vai acontecer.
Chega de reeleição, chega de voto obrigatório, chega de sombras: queremos a luz. E se não fosse pedir demais:
Será que dá para provar o voto distrital misto?

9 de fevereiro de 2015

As sereias são azuis

Se você tiver dúvida, qual caminho a seguir;
siga sempre o caminho do seu coração.
Se, ainda assim, a dúvida persistir, siga os conceitos éticos de seus pais.
Com essa temática, encontrará sempre sua essência…

26 de janeiro de 2015

Experiências vividas e compartilhadas: a mais fina flor

Naveguei por mares tão vazios,
que almas não encontrei;
sinto meu coração sangrar,
por minha pátria,
por minha gente;
quantos sonhos amei?


Ao acaso solitário,
entrego-me,
na busca dos encontros casuais,
como estradas perdidas nas memórias dos tolos,
dos rivais…


Mas o tempo a tudo impõe;
qual flor,
qual pedra,
qual rio;
onde escolhas refletem caminhos,
e o amor que tudo pode: prevalecerá…

MINAS D´OR

Quase dois anos de silêncio, intensas reflexões e intenso trabalho. Como é importante canalizar a energia para o presente. Sem, contudo, deixar de sonhar com o vigor do futuro.
Minha vida sempre foi marcada pela coragem e determinação. Pois quem escreve a verdadeira história, são aqueles que lutam, são aqueles que não se intimidam. Quero brindar hoje com você, 19 de janeiro de 2015 é o início das atividades da empresa MINAS D´OR.
Iniciamos hoje mais que um projeto, um sonho. MINAS D´OR foi planejado com excelência e inovação. Uma clínica popular com consultórios e exames capazes de maior definição diagnóstica, ao alcance de toda a população. MINAS D´OR é regional, como regional é o Dr Wagner Dutra.
MINAS D´OR convida você a conhecer mais essa estrutura de saúde. MINAS D´OR, uma empresa que faz, de forma imperativa, a associação tecnológica ao atendimento humanizado.
Consultas e exames: (32) 9929-6559