Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

25 de janeiro de 2016

Carta manifesto


O texto que se segue, é um clamor, é uma indagação.  Que convida você leitor, a fazer comigo reflexões.
Em nossa sociedade, temos vários e verdadeiros estigmas, que passo agora a discutir com vocês:
1° como mensurar o amor de uma mãe, ou de um pai?
Por mais que possamos avançar em nossa ciência, tal sentimento é infinitamente complexo, não podendo por mais vaidoso que possa ser o pai ou a mãe, efetivar tal dimensão.
É sabidamente, relatado por vários autores, que o desenvolvimento intelectual, e é claro a formação da personalidade da criança, gera-se a partir da presença, do comprometimento, do amor de pais e mães.
2° Como a justiça pode equilibrar a atenção paterna, regulamentando as visitas diante da medida protetiva?
É importante ressaltar primeiro, que não cabe a justiça afastar filho de seu pai, e nem tão pouco a mulher. (Segundo vários autores, a mesma não poderá criar obstáculos a efetivação da visitação paterna. A de se criar sim: através do poder judiciário, uma alternativa para que a visitação se concretize. Mesmo que seja necessário o envolvimento de uma terceira pessoa, de confiança das partes, para viabilizar tal visitação.) O que não é justo, o que não é admissível, o que é covarde , o que é violento, é separar o filho de seu pai. Sobre pena de causar danos irreparáveis a personalidade da criança, através da Alienação Parental.
Na revista eletrônica existe uma discussão extensa sobre esse assunto, que acometem vários pais por todo Brasil. Assim temos, vários autores sugerindo alterações e proposições, afim de mitigar, danos a pais e filhos.
“ O que é Alienação Parental?
Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner [3] em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor. 

Os casos mais frequentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. “

Referências : revista eletrônica [3] Gardner R. Parental Alienation Syndrome vs. Parental Alienation: Which Diagnosis Should Evaluators Use in Child-Custody Disputes?. American Journal of Family Therapy. March 2002;30(2):93-115.


Nenhum comentário: