Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

23 de novembro de 2010

Tem cheiro de Kiwi

           Quantas pegadas damos em nossas vidas à procura de um objetivo?

            Buscamos a realização de nossos sonhos com a mesma vibração de quem aprendeu a amar.

            Nossos trabalhadores rurais têm por teto as estrelas e no solo a esperança, precisam e estão a espera de parcerias que possam provocar sua vocação.

            O que eu vou lhes contar não é um sonho, ou pelo menos deixou de ser, quando as ações contundentes de nossa administração se fizeram presentes...

            Era uma vez um homem com nove filhos, pequeno produtor rural, de sua propriedade mal retirava o sustento de sua família, produzia, apenas de suas 2 vaquinhas, 12 litros de leite, dos quais 2 eram para suas despesas e 10 entregues no ponto a R$ 0,18 o litro. Esse homem era analfabeto, nunca teve acesso ao poder das letras, sem luz, ou qualquer infraestrutura de produção, era impossível progredir. Vivia rodeado de insucessos, não acreditava no futuro, muito menos em melhoria de vida. Ele e seus filhos maiores migravam  para as cidades vizinhas em busca de emprego.

            Embora, tudo isso seja difícil de enfrentar, o mais difícil era a falta de perspectiva.  Tenho certeza que dentro desse homem sempre existiu a esperança, todas as noites quando as estrelas chegavam, quando o luar refletia o azul do céu...

            Esperança essa que culminou com o Projeto Ouro Branco, implementado pelo Poder Público Municipal, em 2005. O Projeto qualificou o produtor, incentivou e proporcionou a infraestrutura necessária que possibilitou, não apenas, o aumento na produção, como também, a melhoria da qualidade do leite.

            Tudo isso, tornou-se possível com parcerias entre setor público, privado e os pequenos produtores. A integração das secretarias municipais garantiram verdadeira cidadania, através de qualidade na educação do campo, atendimento médico e odontológico, manutenção das estradas, pontes de concreto, cursos de qualificação profissional, transporte escolar, desnutrição zero, alfabetização daqueles que viviam na escuridão das letras e atualmente com internet de graça na zona rural.

            O Projeto Ouro Branco, reconhecido nacionalmente, pelo seu empreendedorismo e avanços nos indicadores sociais, Prêmio Sebrae 2010, tornou-se Lei, em Miradouro, o que garantirá a permanência do mesmo.

            Assim, a vida desse homem e de sua família alcançaram novos horizontes... Atualmente, ele produz 240L por dia, em média; sua casa, seus utensílios e a qualidade de vida mudaram; seus filhos não são mais desnutridos e ele se alfabetizou. Eh...  A esperança deu lugar à alegria de viver!

            Cidadão completo e respeitado simboliza o que de melhor há no Projeto Ouro Branco: A valorização do homem do Campo!

            A vontade de contar tudo isso a vocês nasceu ontem, quando visitava este homem . Eu lhe fiz a seguinte pergunta: Depois de todas as mudanças que ocorreram em sua vida, que outro nome você gostaria de ser chamado?

           Silenciosamente, pegou um livro de História de seu filho,abriu em uma página qualquer, deslizou lentamente o dedo e leu: Júlio César!

 

Nenhum comentário: