O sabor azul da Lichia
As folhas que caem, se acumulam aperfeiçoando a leveza da natureza. O homem, fruto dos desejos e pensamentos mais abstratos, estará sempre acolhido por essas incríveis forças. Entretanto, o desenvolvimento do capital intelectual, merece ações de governo que possam lapidá-lo. Para tanto, pensamos num modelo único capaz de fazer brotar no seio de nossa sociedade uma nova proposta educacional: A Escola de Tempo Integral, Integrada a Comunidade.
Saboreie...
Justificativa.
Para a implantação da Escola em Tempo Integral,
integrada a comunidade o município se espelha nas experiências de sucesso de
outros países. A escola integral é a regra desde sempre na maioria das nações
desenvolvidas da Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá. Mesmo em
muitas nações pobres ou emergentes, inclusive africanas. Já os países da
América Latina, em geral, reduziram a jornada dos alunos, com exceção de Guiana
e Suriname, ligados às raízes da colonização francesa e holandesa. Uruguai,
Argentina e Chile têm tomado iniciativas para voltar gradualmente ao ensino em
tempo integral, enquanto a Venezuela, com suas “escuelas bolivarianas”, tem
dado maior peso institucional a esse resgate. .
O modelo de Miradouro é próprio pois, otimiza os espaços existentes na comunidade,
integrando Comunidade e Escola, ultrapassando os limites de seus muros,
promovendo uma maior participação da sociedade no processo educacional
A democracia não é um sonho, embora, tenha nascido dos
sonhos de muitos homens e mulheres de nossa pátria que lutaram e morreram para
que nós a concebêssemos.
A história de Minas Gerais não é diferente da do resto
do país, a grande temática aqui entre nós é o grande poder das oligarquias, que
fortalecidas nas bases econômicas, blindaram durante anos o acesso dos
trabalhadores à gestão pública. Entretanto, a organização cada vez mais
crescente dos movimentos sociais embala a mobilização dos trabalhadores na
busca incessante de seus direitos e na ocupação dos cargos públicos.
Assim, ao fortalecer a Educação estaremos contribuindo
para o desenvolvimento da Democracia.
E como fortalecer a Educação?
Acreditamos na educação em tempo integral como
alternativa para o fortalecimento da Educação. O Projeto Escola em Tempo Integral –
Integrada à Comunidade, "Escola Integrada", é criado e implantado pelo município de
Miradouro para vencer o desafio da evasão escolar, "repetência" e
distorção idade-série garantindo o cumprimento das metas do IDEB que foram
estabelecidas para o nosso Município. Além, de permitir que o aluno desenvolva
suas habilidades e competências. O Projeto será realizado, primeiramente, nas escolas da Zona
Urbana, sendo a única cidade da Zona da Mata Mineira a ofertar a todos os
alunos da rede Municipal a escola em
tempo integral.
A Administração
pública está enfrentando o desafio de resgatar a Educação em Tempo Integral,
inédita no município que se emancipou em 1938, época em que a prática do turno
reduzido se transformava em regra no Brasil.
Objetivos Específicos.
Diminuir a evasão escolar;
Amenizar a repetência
escolar;
Incentivar os alunos pela
busca do conhecimento;
Desenvolver nos alunos
habilidades e competências sociais e educacionais;
Favorecer o acesso das mães ao mercado de trabalho,
sem ter que deixar seus filhos sob o cuidado de outras pessoas, e em muitos
casos sozinhos em casa.
Integrar as crianças à sociedade, inserindo-as ao contexto social,
vencendo os conceitos utópicos da década de 80;
Objetivo Geral.
Desenvolver no
educando habilidades de correlacionar conteúdos, tomar decisões e aplicar na
prática o conhecimento acumulado.
Retirar as crianças
das ruas diminuindo a violência,
exploração sexual de crianças e contato
com o mundo das drogas; preservando nossas crianças, garantindo-lhes uma
infância tranquila e segura
Metodologia.
A Escola Integrada oferece aos alunos monitoria nos
conteúdos do Núcleo Comum: Matemática e Português; e introduz novos
conteúdo ao Núcleo Diversificado: Música, Esportes,(como Xadrez
e Jiu jitsu), Informática, Inglês, Artes e MenteInovadora. As atividades do
Tempo Integral são realizadas em diferentes espaços: Centro de Cultura Serra do
Brigadeiro, Clube Recreativo Municipal e nas próprias Escolas. O deslocamento
das turmas de 3°, 4° e 5° anos é acompanhado por monitores e pela Guarda
Municipal. Já para as turmas de 1° e 2° anos é utilizado o transporte escolar.
O objetivo de alguns conteúdos acontecerem fora do espaço escolar é
proporcionar a integração com a comunidade. "A
educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a
vida, é a própria vida." John Dewey. Os alunos
da rede pública municipal ultrapassam os muros da escola e vão para o seio da
comunidade e assimilam que a Educação está além dos limites físicos do prédio
escolar, está no mundo.
As Atividades do Nucleo Diversificado (novos conteúdos
e as monitorias) são realizadas no contra turno escolar. Essa ampliação do
tempo de permanência nas escolas permite uma transformação na qualidade do
processo ensino-aprendizagem
A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo
menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo igualmente
ampliado pelo mesmo período de permanência na escola, para a realização das atividades diversificadas.
A educação um
eixo de desenvolvimento e parte fundamental para uma saúde de qualidade.
Nos dias atuais o aluno tem que desenvolver
habilidades de correlacionar conteúdos, tomar decisões e aplicar na prática o
conhecimento acumulado. E, evidentemente, o aluno em tempo integral tem maiores
possibilidades de desenvolver suas habilidades e competências.
Avaliação.
O projeto visa
melhorar a educação no município, bem como proporcionar uma infância
segura e feliz a nossas crianças, desenvolvendo habilidades e competências
sociais e educacionais .Visa ainda melhorar os Indices da Educação Basica do
município, proporcionando cada vez mais
uma educação de qualidade.
2 comentários:
Nao poderia miradouro, ter melhor administracao,
Melhor método educaional que eu ja conheci, integracao é importante para o desenvolvimento social e mental dos alunos.
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