Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

22 de junho de 2011

 O sabor azul da Lichia

      O que seria das flores, se não fosse o canto do tempo,dos adormecidos ventos, se não fosse o outono?
As folhas que caem, se acumulam aperfeiçoando a leveza da natureza. O homem, fruto dos desejos e pensamentos mais abstratos, estará sempre acolhido por essas incríveis forças. Entretanto, o desenvolvimento do capital intelectual, merece ações de governo que possam lapidá-lo. Para tanto, pensamos num modelo único capaz de fazer brotar no seio de nossa sociedade uma nova proposta educacional: A Escola de Tempo Integral, Integrada a Comunidade. 


Saboreie...

Justificativa.

Para a implantação da Escola em Tempo Integral, integrada a comunidade o município se espelha nas experiências de sucesso de outros países. A escola integral é a regra desde sempre na maioria das nações desenvolvidas da Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá. Mesmo em muitas nações pobres ou emergentes, inclusive africanas. Já os países da América Latina, em geral, reduziram a jornada dos alunos, com exceção de Guiana e Suriname, ligados às raízes da colonização francesa e holandesa. Uruguai, Argentina e Chile têm tomado iniciativas para voltar gradualmente ao ensino em tempo integral, enquanto a Venezuela, com suas “escuelas bolivarianas”, tem dado maior peso institucional a esse resgate. .
O modelo de Miradouro é próprio pois, otimiza  os espaços existentes na comunidade, integrando  Comunidade e  Escola, ultrapassando os limites de seus muros, promovendo uma maior participação da sociedade no processo educacional
A democracia não é um sonho, embora, tenha nascido dos sonhos de muitos homens e mulheres de nossa pátria que lutaram e morreram para que nós a concebêssemos.
A história de Minas Gerais não é diferente da do resto do país, a grande temática aqui entre nós é o grande poder das oligarquias, que fortalecidas nas bases econômicas, blindaram durante anos o acesso dos trabalhadores à gestão pública. Entretanto, a organização cada vez mais crescente dos movimentos sociais embala a mobilização dos trabalhadores na busca incessante de seus direitos e na ocupação dos cargos públicos.
Assim, ao fortalecer a Educação estaremos contribuindo para o desenvolvimento da Democracia.
E como fortalecer a Educação?
Acreditamos na educação em tempo integral como alternativa para o fortalecimento da Educação. O Projeto Escola em Tempo Integral – Integrada à Comunidade, "Escola Integrada",  é  criado e implantado pelo município de Miradouro para vencer o desafio da evasão escolar, "repetência" e distorção idade-série garantindo o cumprimento das metas do IDEB que foram estabelecidas para o nosso Município. Além, de permitir que o aluno desenvolva suas habilidades e competências. O Projeto será  realizado, primeiramente, nas escolas da Zona Urbana, sendo a única cidade da Zona da Mata Mineira a ofertar a todos os alunos da rede Municipal a  escola em tempo integral.


 A Administração pública está enfrentando o desafio de resgatar a Educação em Tempo Integral, inédita no município que se emancipou em 1938, época em que a prática do turno reduzido se transformava em regra no Brasil.

Objetivos Específicos.

Diminuir a evasão escolar;
Amenizar a repetência escolar;
Incentivar os alunos pela busca do conhecimento;
Desenvolver nos alunos habilidades e competências sociais e educacionais;
Favorecer o acesso das mães ao mercado de trabalho, sem ter que deixar seus filhos sob o cuidado de outras pessoas, e em muitos casos sozinhos em casa.
Integrar as crianças  à sociedade, inserindo-as ao contexto social, vencendo os conceitos utópicos da década de 80;

Objetivo Geral.

Desenvolver  no educando habilidades de correlacionar conteúdos, tomar decisões e aplicar na prática o conhecimento acumulado.
Retirar as crianças  das  ruas diminuindo a violência, exploração sexual de crianças e  contato com o mundo das drogas; preservando nossas crianças, garantindo-lhes uma infância tranquila e segura

Metodologia.

A Escola Integrada oferece aos alunos monitoria nos conteúdos do Núcleo Comum: Matemática e Português; e introduz novos conteúdo ao Núcleo Diversificado: Música, Esportes,(como  Xadrez e Jiu jitsu), Informática, Inglês, Artes e MenteInovadora. As atividades do Tempo Integral são realizadas em diferentes espaços: Centro de Cultura Serra do Brigadeiro, Clube Recreativo Municipal e nas próprias Escolas. O deslocamento das turmas de 3°, 4° e 5° anos é acompanhado por monitores e pela Guarda Municipal. Já para as turmas de 1° e 2° anos é utilizado o transporte escolar. O objetivo de alguns conteúdos acontecerem fora do espaço escolar é proporcionar  a  integração com a comunidade. "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John Dewey. Os alunos da rede pública municipal ultrapassam os muros da escola e vão para o seio da comunidade e assimilam que a Educação está além dos limites físicos do prédio escolar, está no mundo.
As Atividades do Nucleo Diversificado (novos conteúdos e as monitorias) são realizadas no contra turno escolar. Essa ampliação do tempo de permanência nas escolas permite uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem
A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo igualmente ampliado pelo mesmo período de permanência na escola, para  a  realização das atividades diversificadas.
 A educação um eixo de desenvolvimento e parte fundamental para uma saúde de qualidade.
Nos dias atuais o aluno tem que desenvolver habilidades de correlacionar conteúdos, tomar decisões e aplicar na prática o conhecimento acumulado. E, evidentemente, o aluno em tempo integral tem maiores possibilidades de desenvolver suas habilidades e competências.

Avaliação.

O projeto visa  melhorar a educação no município, bem como proporcionar uma infância segura e feliz a nossas crianças, desenvolvendo habilidades e competências sociais e educacionais .Visa ainda melhorar os Indices da Educação Basica do município, proporcionando  cada vez mais uma educação de qualidade.

2 comentários:

Mago Merlyn disse...

Nao poderia miradouro, ter melhor administracao,

Mago Merlyn disse...

Melhor método educaional que eu ja conheci, integracao é importante para o desenvolvimento social e mental dos alunos.