Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

6 de outubro de 2011

Projeto Vale Verde


Muralhas não existem


Eu fiquei um tempo sem falar com você...

Isso só acontece quando coisas terríveis são capazes de me atingir.

Setembro não foi um bom mês...

É! Não foi mesmo...

Eu buscava sonhar e não sonhava,

Queria chorar e não chorava,

Somaram-se a doença de minha mãe querida e

as decepções que tive que pensar.

É tão triste quando pessoas que brilham em nosso coração nos decepcionam...

Isso poderia ser pra sempre... Mas não é!

Eu permito te mostrar quem sou e o que sinto

e isso sempre me fez polêmico.

Em compensação não conseguiram deixar construído dentro de mim nenhuma muralha de rancor, porque aprendi com o tempo e com o vento a jamais guardar raiva.


Descubra...


Projeto Vale Verde.



Justificativa.


    Com o passar do tempo, as preocupações com o meio ambiente vem aumentando sistematicamente, sabendo que a falta de políticas públicas para a conservação e manutenção do meio ambiente é uma das grandes deficiências do setor público. O Projeto Vale Verde surgiu da necessidade de se adotar políticas públicas para o meio ambiente, e dar condições de renda extra para os produtores da agricultura familiar, fortalecendo a cultura principal da região e preservando as matas nativas do município.
    O Projeto Vale Verde criado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Miradouro, consiste na construção de viveiros de mudas de café e eucalipto, sendo que serão distribuídas 100 mil mudas de café e 100 mil mudas de eucalipto gratuitamente pela prefeitura, para os produtores rurais do Projeto Ouro Branco . Os técnicos da prefeitura observarão o potencial das propriedades para realizar as doações, observando sempre o princípio da diversificação da produção da propriedade, como garantia de renda o ano todo, fortalecendo assim a segurança alimentar.
    Devido ao grande desmatamento das nossas matas nativas, o eucalipto foi a espécie florestal mais indicada, por seu rápido crescimento e pelo seu valor de comércio. Assim, os produtores terão uma fonte de renda extra, evitando a supressão de árvores nativas. A cultura do café foi escolhida, como forma de fortalecimento da agricultura familiar, e valorizando o eixo da diversificação da produção. Além destes fatores, tanto o café quanto o eucalipto sequestram carbono do meio ambiente, convertendo o mesmo em oxigênio. Cabe ressaltar que para o futuro um dos objetivos da Cooperativa Ouro Branco é a venda de crédito de carbono, gerando sustentabilidade a mesma, revertendo benefícios ao Projeto Ouro Branco.
   Durante a implantação do projeto todas as fases serão acompanhadas por técnicos qualificados dando total suporte ao desenvolvimento e a implantação do projeto.


Objetivo Geral


O objetivo é proporcionar sustentabilidade às propriedades rurais, conscientização sobre uso e manejo do meio ambiente visando a não degradação do solo, secamento das nascentes, acabando com a fauna, entre outros;

Melhorar a qualidade de vida dos agricultores envolvidos no projeto.


Objetivos Específicos


Proporcionar sustentabilidade às propriedades rurais;

Evitar o desmatamento das florestas nativas das propriedades;

Garantir qualidade à produção cafeeira; gerando emprego e renda.

Assegurar a permanência do homem no campo, através de políticas públicas que lhe permitam viver com dignidade.

Metodologia.


    O Projeto Vale Verde consiste na doação para os produtores rurais, através da secretaria do meio ambiente de Miradouro, de aproximadamente 100 mil mudas de eucaliptos e 100 mil mudas de café.
    O Projeto Vale Verde pretende doar 100 mil mudas de café e 100 mil mudas de eucalipto nos anos de 2011, 2012,2013 e 2014. Assim em 2014 a Cooperativa Ouro Branco poderá negociar crédito de carbono após integrar o projeto Vale verde ao Projeto Sequestro Verde, podendo negociar com empresas nacionais e multinacionais, capitalizando recursos para a Cooperativa. Essas ações que se integram causarão grandes transformações em relação à proteção de nosso solo.
    O eucalipto será uma solução inicial para não tocarmos em nossas matas nativas, e também gerar dividendos para os produtores, pois sua extração é legal, tanto para uso na propriedade quanto para a comercialização.
    Infelizmente ainda é comum o produtor tirar árvores nativas para mourões de cercas, construções de benfeitorias, lenhas, etc. Com o Projeto Vale Verde isso tende a mudar, pois estes terão a opção de cortar o eucalipto e proteger as matas naturais. Gerando sustentabilidade.
    Por ser o café, o produto principal da agricultura do município, a produção cafeeira deve ser intensificada e otimizada.
    Com essa doação das mudas e todo acompanhamento necessário a plantio e manutenção, iremos proporcionar um aumento de produção e qualidade, além de um incentivo a mais para quem já o cultiva, e a quem irá iniciar seu cultivo.
    Essas mudas irão beneficiar produtores, que precisam deste apoio, tudo com acompanhamento de técnicos e da secretaria de agricultura.
    Além da área social, também o café trará mais dividendo aos produtores como já vem acontecendo em nosso município.
    O projeto visa a criação do CEAC (Centro de Análises de Café), que contará com a seguinte estrutura,

- 01 Construção do Núcleo

- 01 Descascador de amostra.

- 01 Balança de precisão.

- 01 Medidor de umidade.

- 01 Jogo de peneira.

    A implantação do Centro de Análise de Café justifica- se pela melhoria e agregação de renda na qualidade do nosso produto, o café, que é uma das principais atividades do município de Miradouro-MG. Consiste também na eliminação dos compradores de café da região (atravessadores), que colocam os preços do nosso produto muito abaixo do esperado. Assim, além de levarem o lucro dos produtores rurais do município acabam desvalorizando a qualidade do café produzido aqui.


Avaliação


    Com o este projeto esperamos desenvolver a consciência ecológica nos produtores envolvidos, gerando emprego e renda aos mesmos.
    O Projeto Vale Verde integrado ao Projeto Sequestro Verde geram ações em defesa do solo e do meio ambiente, pioneiras na região.



Nenhum comentário: