Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

27 de outubro de 2011

Projeto Mediação Habilidosa


 
   “O que precisamos ensinar aos alunos para que não apenas aprendam, mas aprendam a aprender?” Sandra Garcia.
    Como desenvolver no aluno o senso crítico e aguçar sua autonomia?
   Dar aos alunos possibilidades de construir habilidades, capazes de levá-los ao conhecimento, que muitas vezes, é a troca de informações, é submeter-se ao intercâmbio cultural, que ocorre entre as escolas da zona rural e urbana.
    Sabemos que as diferenças do desenvolvimento cognitivo das crianças não podem ser apenas explicadas com base na herança congênita, existem também fatores exógenos, tais como: estímulos ambientais e diferenças culturais além, é claro, do contexto social. Nossos professores urbanos terão a possibilidade de trabalhar com os da zona rural, a valorização do homem do campo e fazer com que seus alunos possam valorizá-lo também.
    Os alunos das escolas rurais com esse intercâmbio terão sua autoestima trabalhada, o professor deverá assegurar que este estímulo percebido e compreendido, seja significativamente integrado à estrutura mental do aluno, o professor será o mediador da aprendizagem durante esse processo.
     Este projeto visa possibilitar aos alunos da zona urbana o  conhecimento da realidade onde vivem os alunos da zona rural, a valorização do seu modo de vida e de sua cultura, a troca de experiências, o respeito mútuo, a cooperação entre o cidadão da zona urbana e rural, cada um contribuindo com a sociedade na produção, comercialização e prestação de serviços, essenciais à subsistência.
Os alunos conhecem o Projeto Ouro Branco e seus benefícios, integrando secretarias e produzindo significativa melhoria na qualidade de vida da população do campo e da cidade. Iniciativas como estas são de suma importância na medida em que aproximam diferentes realidades, culminando com o ideal de integração e acesso igualitário aos serviços para todos os miradourenses.
O papel do professor é primordial nesse processo, afinal ele é um maestro nessa orquestra que é a sala de aula, mediar a discussão, o crescimento, a valorização do filho do homem do campo, das suas raízes, internalizando neles o desejo de estudar e voltar ao campo para trabalhar na profissão que escolheu em seu local de origem.
Despertar nos educandos o desejo de transformar o campo em um lugar produtivo, com as mesmas condições sociais que a cidade oferece, trazendo para o campo qualidade, tecnologia e parceria, esse é um dos objetivos do projeto.

Nenhum comentário: