“O que precisamos
ensinar aos alunos para que não apenas aprendam, mas aprendam a aprender?”
Sandra Garcia.
Como desenvolver
no aluno o senso crítico e aguçar sua autonomia?
Dar aos alunos
possibilidades de construir habilidades, capazes de levá-los ao conhecimento,
que muitas vezes, é a troca de informações, é submeter-se ao intercâmbio
cultural, que ocorre entre as escolas da zona rural e urbana.
Sabemos que as
diferenças do desenvolvimento cognitivo das crianças não podem ser apenas
explicadas com base na herança congênita, existem também fatores exógenos, tais
como: estímulos ambientais e diferenças culturais além, é claro, do contexto
social. Nossos professores urbanos terão a possibilidade de trabalhar com os da
zona rural, a valorização do homem do campo e fazer com que seus alunos possam
valorizá-lo também.
Os alunos das
escolas rurais com esse intercâmbio terão sua autoestima trabalhada, o
professor deverá assegurar que este estímulo percebido e compreendido, seja
significativamente integrado à estrutura mental do aluno, o professor será o
mediador da aprendizagem durante esse processo.
Este projeto visa possibilitar aos
alunos da zona urbana o conhecimento da
realidade onde vivem os alunos da zona rural, a valorização do seu modo de vida
e de sua cultura, a troca de experiências, o respeito mútuo, a cooperação entre
o cidadão da zona urbana e rural, cada um contribuindo com a sociedade na
produção, comercialização e prestação de serviços, essenciais à subsistência.
Os alunos conhecem o
Projeto Ouro Branco e seus benefícios, integrando secretarias e produzindo
significativa melhoria na qualidade de vida da população do campo e da cidade.
Iniciativas como estas são de suma importância na medida em que aproximam
diferentes realidades, culminando com o ideal de integração e acesso
igualitário aos serviços para todos os miradourenses.
O papel do professor é
primordial nesse processo, afinal ele é um maestro nessa orquestra que é a sala
de aula, mediar a discussão, o crescimento, a valorização do filho do homem do
campo, das suas raízes, internalizando neles o desejo de estudar e voltar ao
campo para trabalhar na profissão que escolheu em seu local de origem.
Despertar nos educandos o
desejo de transformar o campo em um lugar produtivo, com as mesmas condições
sociais que a cidade oferece, trazendo para o campo qualidade, tecnologia e
parceria, esse é um dos objetivos do projeto.
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