Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

7 de abril de 2010

A importância da diversificação na pequena propriedade rural

    No passado, a falta de políticas públicas, de parcerias com o poder público e de investimentos em capacitações para os agricultores, formaram um conjunto de fatores históricos que desencadearam o ciclo da monocultura.
    Nós, gestores modernos, buscamos realizar nossos projetos de forma bem diferenciada, com dinamismo e ousadia. Apresentamos, assim, uma nova filosofia para melhor gerir a agricultura familiar.
    É preciso que a pequena propriedade tenha vários meios de produção. Acreditamos nessa proposta e sabemos que a produção diversificada possibilita uma maior rentabilidade, criando novas formas de produzir lucros em sua propriedade.
    Essa diversidade permite que o produtor saia do plano de subsistência para o plano da gestão comercial, ou seja, torna-se possível escoar a produção e torná-la lucrativa. É neste momento que o pequeno produtor encontra-se inserido em três grandes projetos municipais: Ouro Verde, Ouro Branco e Saber Nutrir.
    A diversificação faz com que o produtor possa acolher parte de seus familiares, distribuindo tarefas, diminuindo o êxodo rural e concentrando o jovem no campo. Tudo isso, protege a agricultura familiar e possibilita explorar o produto que está em alta no mercado.
    A foto abaixo sela a parceria entre o poder público e os pequenos produtores rurais.

Nenhum comentário: