Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

8 de junho de 2010

O último tango brasileiro


Uma lei que mudaria o país nascia, exatamente, há 10 anos: A Lei de Responsabilidade Fiscal! Ela propunha que estados e municípios não poderiam gastar mais do que arrecadavam, uma fórmula extremamente necessária para gerir qualquer empresa e até mesmo o próprio lar. Através do consenso geral entre os gestores, aconteceram grandes avanços fiscais, além do crescimento de um novo sentimento nacional. Entretanto, é como se dançássemos um último tango.
Nossas administrações mesclaram-se entre o arrocho fiscal e o cumprimento de índices preestabelecidos.
A inspiração mais antiga se fez presente, formou-se então, uma nova classe de gestores que buscam cada vez mais empreender, que se dividem entre as necessidades sociais e a lei orçamentária, e propõem  uma liderança relacional, ao contrário de uma liderança hierárquica.
Assim, propomos uma flexibilização compatível com a autonomia dos municípios, reivindicada por todos nós, em que poderemos romper o universo plástico que a lei, muitas vezes, nos impõe para buscarmos o desenvolvimento, como alternativa necessária das pessoas que, cotidianamente, sobrevivem em nossos municípios.



Nenhum comentário: