Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

29 de março de 2010

Acessibilidade à diversidade

     “O desenvolvimento do sujeito humano se dá a partir das constantes interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da vida social.” Vygotsky.
     Porque nossas crianças deveriam ficar isoladas, sem conviverem em nossas escolas regulares?
    Essa pergunta sempre me interessou ... e para que pudéssemos respondê-la começamos em 2008 o processo de inclusão, para estabelecer essa inclusão e saber respeitar as diferenças, foi necessário construir uma equipe de profissionais, que chamamos equipe de suporte composta por psicólogos e fonoaudiólogos, que assistem professores, supervisores pedagógicos, diretores, pais de alunos ditos “normais” e pais de alunos com deficiência, eles permanecem nesse atendimento durante o período escolar e no Centro Multiuso existem outros profissionais que podem fazer atendimentos clínicos que forem necessários.
    Capacitamos exaustivamente profissionais da educação da rede municipal, iniciamos um processo de adequação da estrutura física e providenciamos uma larga discussão entre pais, a inclusão não se faz apenas com a participação da escola e seus agentes, mas sim, com a participação de toda a comunidade. Fica em nós a clareza que temos um longo caminho a percorrer e que o mais difícil deles, talvez seja romper com as barreiras do preconceito que a maioria de nós carregamos.

Nenhum comentário: