Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

22 de março de 2010

Responsabilidade Social: Desnutrição Zero 2007

As famílias rurais e urbanas do município de Miradouro, na Zona da Mata, comemoram com orgulho os resultados do programa “Desnutrição Zero”. O nosso trabalho, que envolveu as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Agricultura e de Assistência Social, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/MG), o Programa de Saúde da Família (PSF), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), beneficiou cerca de 190 crianças que estavam desnutridas.

Criado em 2005, o programa surgiu após um levantamento feito por agentes de saúde do município. Na pesquisa, foi constatado que crianças na faixa etária de 0 até 11 anos estavam desnutridas. Para reestruturar o cardápio das famílias, a solução foi inserir alimentos de valor nutritivo nas refeições desse público.

Sementes de feijão, hortaliças e legumes, doadas pelo Programa Minas sem Fome, programa estruturador do Governo do Estado, gerenciado pela EMATER/MG, e as visitas do técnico da Secretaria de Agricultura às famílias das crianças desnutridas para orientar sobre plantio, adubação e levando informações para melhorar aproveitamento da horta, além do acompanhamento das equipes do PSF orientando sobre higiene e saúde, atitudes que contribuíram decisivamente no reforço alimentar.

A Secretaria de Assistência Social faz o acompanhamento e dá a orientação para que as famílias saiam da situação de vulnerabilidade social, que geralmente apresenta-se vinculada a desnutrição infantil.

Minha proposta de implantar hortas nos próprios quintais das residências foi um importante passo. Na família do agricultor Dércio Vieira Silva, dono de uma das propriedades piloto do Projeto Ouro Branco, duas crianças apresentaram problemas nutricionais, mas a horta implantada em sua propriedade possibilitou o enriquecimento da alimentação dos meninos. “Com a horta começamos a colher cenoura, beterraba, alface, couve, alimentos com alto valor nutritivo e que contribuíram para combater a desnutrição em nossas crianças”, afirma.

Realizamos com sucesso no sábado, dia 06/02/2010, o 12° Encontro do Projeto Desnutrição 2007. O evento contou com a participação dos pais das crianças atendidas pelo projeto e de servidores públicos de diversos setores da administração municipal. Foram as seguintes palestras:

1ª - A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO – Tatiana Cardoso – Enfermeira;

2ª - A IMPORTÂNCIA DA LAIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DA INTELECTUALIDADE – Dr. Otávio Gouvêa – Médico psiquiatra

3ª – AMOR E LIMITE – Dra. Karina Queiroz – Psicóloga

4ª - REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS – Eliane Carneiro – Assistente Social

5ª - A IMPORTÂNCIA DA ESCOVAÇÃO – Dra. Brunela – Odontóloga



O meu principal objetivo foi a sensibilização das pessoas para o risco do descuidado com a segurança alimentar. Atualmente, não temos mais crianças desnutridas em Miradouro, como pretendia o programa a desnutrição infantil foi zerada em 2007. Entretanto, possuímos 15 crianças com baixo peso e 15 com risco nutricional, por isso não podemos descuidar do acompanhamento destas crianças. Neste sentido, a Secretaria de Saúde faz visitas periódicas, assistência pediátrica e atenção especial do Programa Saúde Bucal a estas famílias. Em colaboração ao trabalho da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação monitorará, através dos diretores e professores, nas escolas, as crianças diagnosticadas em risco nutricional ou baixo peso e o comportamento dos pais nas reuniões escolares. A Secretaria de Agricultura se comprometeu a continuar fornecendo assistência técnica e sementes de hortaliças para as hortas e a Secretaria de Assistência Social acompanhará as famílias para auxiliar no que tange a vulnerabilidade social.



Parcerias de sucesso



Além do programa Desnutrição Zero, que garantiu a segurança alimentar e nutricional das famílias de Miradouro, dois projetos voltados para o café e leite também são responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura familiar no município. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a EMATER/MG e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miradouro, lançou os projetos Ouro Verde e Ouro Branco, este último chega a sua quarta fase de implantação com resultados animadores.

O Ouro Verde auxiliou os cafeicultores nas questões de administração rural, qualidade e comercialização do café. Utilizando-se de palestras e dias de campo fora desenvolvido junto aos agricultores, trabalhos como mapeamentos das propriedades, instalação adequada de tambores de lixo e proteção de nascentes e também aliado ao processo de certificação do café, que foi coroado com a implantação do Centro de Comercialização do Café de Miradouro (Seco). No local, os produtores terão acesso à sala de prova, com profissional especializado em degustação, além de orientação sobre logística, internet e um armazém para beneficiamento do café.

Com o mesmo propósito de aliar qualidade e renda no campo, o Ouro Branco foi responsável pelo aumento da produção de leite no município. Cerca de 260 produtores foram inseridos no projeto. A produção, que era de 1.500 litros/dia, passou para 7.500 litros/dia. Tudo graças aos 23 tanques de resfriamento adquiridos com recursos da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), por meio de projetos elaborados pela EMATER/MG, e dos investimentos do Município na construção de galpões para abrigar os tanques, cursos de orientação para melhorar a produtividade e a realização de silagens, plantios de cana, capim e milho feitos com sementes e tratores fornecidos pela Prefeitura.



“Além de aumentar a produção de leite, os tanques são também uma forma de seguir a normativa 51, que regulamenta a técnica de produção, origem, qualidade, coleta e transporte de Leite”, complementa o extensionista da EMATER/MG Leandro Cardoso Firmino.

Considero que a melhoria na qualidade de vida das famílias rurais, com o aumento de renda e o combate à desnutrição, é reflexo do trabalho coletivo, por meio das parcerias, os projetos foram criados e colocados em prática.

O Projeto Desnutrição Zero é uma conquista histórica de todos os funcionários da Prefeitura, em especial àqueles que contribuíram para que passássemos de 4.417 atendimentos odontológicos no ano de 2005 para 21.817 atendimentos em 2008 e àqueles cujos quais, contribuíram na ampliação da cobertura do PSF, que passou de 02 para 04 equipes e aos que contribuíram na diminuição do analfabetismo e da mortalidade infantil em Miradouro (em 2005 o índice era 21% de analfabetismo, em 2008 caiu para 7%, e zerada a mortalidade infantil).

Atualmente 100% de tudo que é consumido na merenda escolar do município é comprado da agricultura familiar, 100% das crianças do ensino fundamental urbano fazem parte do Programa Escola Integrada, que disponibiliza aos alunos escola em tempo integral, três refeições diárias e consultório odontológico exclusivo, além de acompanhamento com psicólogo e fonoaudiólogo. Além disto, o município investiu muito em comunicação (telefonia móvel), e em infra-estrutura, com construção de pontes e manutenção das estradas para ecoar a produção, inovações que repercutem diretamente não só no Programa Desnutrição Zero, mas em todos os projetos desenvolvidos no Município

Acredito que as políticas públicas quando alicerçadas em parcerias e integradas a cada secretaria formam junto à população o caminho das realizações, zerar a desnutrição é consequência do conjunto de ações e projetos de desenvolvimento rurais sustentáveis, implantados e reconhecidos regionalmente, como o Projeto Ouro Branco.

Nenhum comentário: