Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

24 de março de 2010

Programa de Convivência Habilidosa Pós-Parto

   É cediço que as mães são intensamente acompanhadas durante todo o período de gestação, de forma minuciosa, através de exames clínicos e laboratoriais, consultas médicas e atenção especial por parte do Programa Saúde da Família. O trabalho de pré-natal desenvolvido no nosso Município é excelente, resultando na redução do índice de mortalidade infantil, como exemplo em 2009, não houve nenhum caso de morte de 0 a 1 ano,o que permanece até dos dias de hoje.
   Os mais recentes estudos da neurociência provam que a formação do cérebro, bem como a definição da personalidade de um indivíduo, se concretiza antes mesmo dos quatro anos de idade.
   Portanto, as crianças nessa fase de desenvolvimento, precisam ter acesso e oportunidade de crescimento social, cognitivo e psicológico, através de atividades que estimulem as habilidades não cognitivas, como respeito, solidariedade e disciplina.
   A afetividade e o trabalho lúdico proporcionam a formação de um indivíduo capaz de conhecer os seus direitos e o seu papel de cidadão na sociedade.
   Para tanto, o convívio familiar e o afeto materno são essenciais neste processo, expor a criança a um novo vocabulário e a novas experiências possibilitam a promoção da criatividade. Para que haja estímulos de aprendizagem e que estes sejam aplicados corretamente na educação das crianças é necessário que tenhamos pais preparados para promover atividades e brincadeiras apropriadas com seus bebês que estimularão o desenvolvimento de suas capacidades cerebrais e competências cognitivas. Estimular a criança corretamente, aumenta sua capacidade lingüística, motora, sensitiva e intelectual.
   A música, por exemplo, segundo dizem os profissionais da área, pode ser usada de variadas formas que farão com que as crianças se sintam tranquilas e autoconfiantes, e quanto mais cedo a música for introduzida no dia-a-dia delas, maior potencial elas terão para aprender.
   Além disto, acredito, que as atividades que as mães possam exercer com seus filhos como leitura, jogos de tabuleiro, CDs, DVDs, livros didáticos e educativos, através da equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, ligados integralmente com o PSF, são atividades que também irão desenvolver competências cognitivas.
   A ideia deste programa parte de um grande sonho, com dois objetivos distintos, manter em zero a mortalidade infantil e desenvolver habilidades e competências cognitivas e sociais em nossas crianças, para a formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar coletivo.

Nenhum comentário: