Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

26 de março de 2010

A Educação palma da liberdade

    Pensando no que disse certa vez Paulo Freire, “a educação é instrumento de libertação”... O que libertaria mais o homem do campo do que a educação, se ele já vive em contato com natureza, com a chuva que dela nasce, com os ventos que ela semeia, com os risos e sonhos que dela crescem? A educação do campo nasce da esperança de defender uma cultura , visa atender as necessidades próprias de cada aluno em sua localidade, considerando toda adversidade coletiva e seus aspectos próprios, assim, pensei em implantar algo que não retrata-se o campo apenas de forma transversal, mas que efetivamente fizesse parte do conteúdo da escola.
    Implantamos em nosso município uma forma própria de educação do campo, nossas crianças visitam as propriedades piloto, os projetos outro branco, ouro verde, constroem juntos a realidade dos projetos e constatam a viabilidade do campo, nasce assim, um novo jeito de educação do campo, construído na percepção da realidade local, mantendo a valorização de sua história e suas tradições, abrindo possibilidades para reflexão e questionamentos sobre a forma de trabalhar e viver no campo.
    Nessa perspectiva, valorizamos o homem e na mesma proporção sua auto estima, assim o trabalhador rural passa a ser enriquecido do orgulho: Sou produtor de alimentos!

Nenhum comentário: