Quem sou eu

Minha foto
Miradouro, Minas Gerais, Brazil

As Minhas 15 Mais

23 de março de 2010

Turismo alma de um povo

Meus amigos, para que possamos pensar em turismo, necessário se faz, primeiramente, que proporcionemos qualidade de vida. Uma cidade é boa para o turista, quando ela é boa para quem nela vive.

E pergunto a vocês: Encontraríamos qualidade de vida numa cidade que não fosse calçada? Que a comunicação fosse falha? Que os sistemas básicos, como o de limpeza pública não funcionasse?

Nosso governo é um governo que visa principalmente criar infra-estrutura e implantar novos projetos a fim de proporcionar grande suporte aos próximos gestores que irão me suceder.

O Parque Estadual Serra do Brigadeiro, uma área de conservação ambiental, é uma fonte inesgotável de recursos naturais, que possui em seu entorno as cidades: Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé, Divino e Rosário da Limeira, que compõem o Território de Desenvolvimento Sustentável da Serra do Brigadeiro, uma política pública do atual Governo Federal.

Sabemos que fazer turismo é algo muito sério, comprometido, entretanto deve ser algo também alegre e pensado a longo prazo, como se cultivássemos uma pequena planta.

Turismo se faz antes de tudo, com ética, aprimorando o bom humor, buscando a união e o esforço coletivo.

Temos riquezas inesgotáveis, nossas cachoeiras, nosso folclore, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro e mais do que tudo isso e acima de tudo, a hospitalidade de nossa gente.

Pensei em turismo em 2004 e venho aos poucos, construindo essa idéia em cada cidadão. Em nossos projetos desenvolvidos na Zona Rural: Viver Melhor, Ouro Verde, Ouro Branco, Saber e Nutrir e Educação no Campo tenho dito, que no mundo globalizado, qualidade não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. E esse pensamento não pode ser diferente quando se fala em turismo.

E se você está perguntando: Onde está tudo isso? Você precisa ver mais os boletins informativos, ouvir nossos programas nas rádios ou quem sabe, perguntar ao seu irmão do lado.

Sim, é necessário pensar em turismo dentro da realidade, é necessário incentivar os empreendedores para buscar no poder público um parceiro para desenvolver suas atividades.

Reconheço em mim um grande entusiasta e, acredito que esse entusiasmo exista em cada um de nós, até porque a etimologia dessa palavra quer dizer: “Deus dentro de você” e tenho certeza que Ele habita em nosso interior, nos guiando, nos conduzindo.

Jaime Lerner, um dos idealizadores de Curitiba colocou com muita propriedade, quando disse: “O turismo é e sempre será o marketing de um povo”.

Desta forma, caro cidadão, empenhados estamos em apostar em nosso município como grande centro turístico, projetando-o, realçando suas belezas naturais e o maravilhoso e singular povo de Miradouro.

Nenhum comentário: